RAMOS, MARIA ROSANGELA SILVEIRA
O PIBID DE QUÍMICA E BIOLOGIA DO IFFAR: ENTRE-LUGAR DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES
Santa Maria/RS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, UFSM, 2017. 398p. Tese de Doutorado. (Orientador: CELSO ILGO HENZ).
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Resumo |
Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS e resultou das investigações sobre dinâmica e possíveis desdobramentos de auto(trans)formação permanente com os professores e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos subprojetos de Química e Biologia no IFFar, por meio dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos. Para tanto, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: como a auto(trans)formação permanente se constitui para coordenadores de área, professores supervisores e licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha nos subprojetos de Química e Biologia, que estão vinculados aos cursos de licenciaturas da referida instituição? Metodologicamente, este estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, porém, também possui características de pesquisa-formação, uma vez que os sujeitos coautores participam ativamente em todas as etapas da pesquisa. Para a dinâmica dos encontros formativos com os educadores, utilizou-se a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos (HENZ, 2014), (FREITAS, 2015), (HENZ; FREITAS, 2015), inspirados nos Círculos de Cultura freireanos em aproximação com a pesquisa-formação (JOSSO, 2004, 2010). Como aportes teórico-conceituais, utilizaram-se as proposições de Paulo Freire (1987, 2013. 2015), em diálogo com outros autores, tais como: Henz (2003, 2007, 2010, 2012), Bolzan (2009), Isaia e Bolzan (2009), Gatti, Barreto e André (2011), Imbernón (2009, 2010, 2011),Tardif (2014), Nóvoa (1995), entre outros. A partir das narrativas dialógicas emergidas dos Círculos, nos encontros com os sujeitos, evidenciou-se a categoria geral de estudo: dinâmicas de auto(trans)formação permanente com professores, com duas dimensões categoriais. A primeira dimensão categorial é a trajetória formativa, com os seguintes eixos articuladores: formação inicial, formação permanente e desenvolvimento profissional. A segunda dimensão categorial é a vivência no PIBID com os seguintes eixos articuladores: inserção no PIBID, relação do PIBID com a IES e a escola de Educação Básica, Currículo, Espaço de formação-LIFE. Observou-se, pelas análises, que os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos contribuem para a reflexão-ação-reflexão das práticas educativas dos pibidianos e como um entre-lugar de auto(trans)formação permanente entre professores e licenciandos.
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