O PIBID como política públicaa na construção de currículos críticos: o trabalho desenvolvido no Instituto Federal farroupilha- campus São Vicente do Sul

PANIZ, CATIANE MAZOCCO
O PIBID como política públicaa na construção de currículos críticos: o trabalho desenvolvido no Instituto Federal farroupilha- campus São Vicente do Sul
Santa Maria/RS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, UFSM, 2017. 345p. Tese de Doutorado. (Orientador: CRISTIANE MUENCHEN).

Resumo O currículo no Ensino de Ciências, muitas vezes, ainda é disciplinar e fragmentado, não gerando problematização e diálogo. Essa visão já vem sendo discutida criticamente por diversos autores que defendem a implementação de currículos críticos, construídos a partir da problematização da realidade vivenciada pelos sujeitos. Porém, para que seja viável a implementação destes, é imprescindível refletir também sobre a formação inicial e permanente de educadores. Esta necessita ser legitimada como processo no qual os educadores sejam sujeitos autônomos e não meros reprodutores de currículos. Uma política pública que pode auxiliar nesta formação é o Programa Institucional de Iniciação de Bolsa à Docência (Pibid). Nesse contexto, emerge o presente trabalho, que tem como problema de pesquisa: o Pibid, como política pública, auxilia na estruturação de processos formativos que visem a elaboração, a implementação e a reflexão de currículos na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos (3MP)? De que forma? A partir do problema de pesquisa, os objetivos do trabalho concentram-se em: desenvolver um processo formativo de forma coletiva e interdisciplinar com professores regentes e bolsistas do Pibid Biologia e Química, com vistas à reflexão e à construção do currículo, a partir da utilização dos 3MP; explanar como foram encontrados os Temas Geradores a partir do Estudo da Realidade; e analisar se o processo formativo realizado no Pibid possibilita a elaboração, a implementação e a reflexão de currículos baseados nos 3MP. Os sujeitos participantes da pesquisa foram bolsistas e supervisores do Pibid da Licenciatura em Ciências Biológicas e da Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha – campus São Vicente do Sul. Para responder aos objetivos, inicialmente, foi implementado um processo formativo com bolsistas e supervisores do Pibid, visando proporcionar a reflexão sobre o currículo, a interdisciplinaridade, a Abordagem Temática e sobre os 3MP como estruturantes de currículos. Com base nisso, foram elaborados, pelos participantes do processo formativo, instrumentos para a realização do Estudo da Realidade (ER) para chegar aos Temas Geradores. Com os Temas Geradores definidos, foram elaborados os planejamentos interdisciplinares para implementação em quatro escolas parceiras do Pibid. Para análise dos resultados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) e as seguintes categorias emergiram do processo: a Reestruturação do Currículo a partir do Trabalho com os Temas Geradores, o Trabalho Coletivo e Interdisciplinar, o Diálogo como forma de Possibilitar a Problematização da Realidade e um Novo Olhar para a Escola e para a Instituição de Ensino Superior. Dentre os principais resultados, destacam-se: a importância do Pibid na mudança da visão em relação ao currículo, reconhecendo os educadores como sujeitos capazes de coletivamente pensar, elaborar e implementar práticas curriculares que partam da problematização da realidade; a importância de um trabalho interdisciplinar, dialógico e compartilhado; e a importância de ver a escola de Educação Básica como um espaço de construção de conhecimentos, capaz de pensar processos formativos em conjunto com as Instituições de Ensino Superior.
Nível ES
URL http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13735