O Papel do Tutor Presencial nas Licenciaturas em Física, Matemática e Química da UFAL/UFRN

VIDAL, Odaléa Feitosa
O Papel do Tutor Presencial nas Licenciaturas em Física, Matemática e Química da UFAL/UFRN
Maceió/AL, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2010. 108p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elton Casado Fireman).

Resumo A dissertação teve como objetivo geral investigar o papel do tutor presencial no Polo de Maceió nos cursos de licenciaturas a distancia em Física, Matemática e Química do consórcio Unirede Nordeste Oriental – Convênio UFAL/UFRN. Diante disso, a pesquisa está ancorada em análise das concepções que permeiam o papel do tutor e a forma como é desenvolvida as ações de tutoria que definem a metodologia utilizada para acompanhamento do aluno no processo de aprendizagem. Sendo que este trabalho está norteado pelo seguinte questionamento: De que forma as ações do tutor interfere na permanência do aluno nos cursos do Polo Maceió? Para a realização desta pesquisa, tivemos como ponto inicial leituras teóricas na área da Educação: Delors (2003), Belloni (1999), Moran (2000), Libâneo (2004), Alves e Nova (2003), Garcia Aretio (1997), Pretti (2000) e Gonzalez (2005). As discussões partiram do pressuposto de que o tutor na educação a distância proporciona ao aluno estratégias didáticas que direcionam os estudos a fim de que o discente construa sua autonomia em relação à aprendizagem. Do ponto de vista teórico-metodológico partiu-se de uma abordagem qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, questionário, entrevista, observações e análise documental. A partir da análise dos dados coletados, pôde-se perceber a necessidade de discussões acerca das concepções de tutor e na perspectiva da educação a distância. Dessa forma, espera-se que essa pesquisa suscite novas reflexões abordando o papel do tutor na educação a distância, uma vez que parte dos tutores desempenha sua prática com competência na área de conhecimento, desprendendo-se da competência pedagógica; mas ficou registrado que três tutores, além de mostrarem conhecimento na área de atuação, apresentam competência pedagógica e compromisso com o desempenho e a motivação do aluno no curso.