O papel do sistema educacional e do desempenho dos professores na determinação de problemas no ensino médio de Química

ROVEDO, Ângela Denardi Boabayd
O papel do sistema educacional e do desempenho dos professores na determinação de problemas no ensino médio de Química
Cuiabá/MT, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, 1999. 182p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Miguel Pedro Lorena de Moraes).

Resumo Este trabalho é um diagnóstico sobre o sistema educacional e o desempenho dos professores de Química no ensino médio, bem como a abordagem dos problemas detectados nesse nível de ensino e a forma de como esses são explicados. Apresenta-se neste trabalho, meios de resolver esses problemas através dos estudos realizados por educadores brasileiros, na área do ensino de Química e Educação em geral. Em seu desenvolvimento, partiu-se da necessidade de entender o contexto educacional, pois, atualmente, considera-se que a escola sofre influências externas. Procurou-se detectar quais os reflexos que trazem as mudanças no sistema escolar e qual a reação dos educadores diante dessas mudanças. Outra razão para o estudo do sistema é acreditar que o conhecimento do seu funcionamento é importante para que os professores participem criticamente das mudanças. Para isso, dividiu-se o trabalho em quatro etapas, a saber: na primeira, fez-se um diagnóstico sobre as mudanças no sistema educacional e seus reflexos sobre a escola, através de entrevistas a órgãos governamentais e não governamentais, diretores e professores, a fim de compreender o contexto em que se insere a problemática educacional e quais as relações do professor como agente capaz de promover mudanças. Na segunda fase, ao enfocar o ensino em Química, fizemos um diagnóstico sobre o discurso do professor, sobre a sua prática pedagógica, considerando conteúdos relacionados ao meio ambiente, tendo em vista os problemas ambientais regionais e a necessidade de reconhecer e aperfeiçoar metodologia de ensino em Química a partir de tema social, baseando-se em experiências de educadores químicos brasileiros do movimento Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e refletindo as orientações de Saviani para interpretar e atuar no contexto. Na terceira etapa, foram selecionadas duas escolas: uma no centro de Cuiabá, e outra na periferia. Fez-se uma análise metodológica, utilizando o sistema de Flanders, com a finalidade de detectar a interação professor-aluno e a influência daquele nas concepções destes sobre o ensino e o tema em questão. Na quarta etapa, desenvolveram-se atividades com alunos dessas respectivas escolas, a fim de detectar que conceitos possuem sobre o tema ambiental, se esses conceitos apresentam alguma hierarquia ou se tratam de concepções do senso comum, ou possuem alguma influência dos conceitos de caráter científicos. Através dessas etapas, pôde-se ter uma visão integrada da situação e dos problemas existentes na educação. Os estudos que fundamentam esta pesquisa, embora limitados pela complexidade dos assuntos, deixam questionamentos, mas oferecem importantes subsídios para a reflexão e o desenvolvimento de métodos que visam o preparo do aluno para formação da cidadania.