O lúdico em sala de aula: desenvolvimento de um jornal de divulgação científica

MENDONÇA, Danila Fernandes
O lúdico em sala de aula: desenvolvimento de um jornal de divulgação científica
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2007. 57p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares).

Resumo Este trabalho apresenta uma atividade de criação e desenvolvimento de um jornal por alunos do primeiro ano do ensino médio do sistema particular de ensino, entre os anos de 2005 e 2006. Eles foram divididos em grupos que realizavam tarefas como editoração, criação de matérias, charges entre outras modalidades de artigos para jornal. Os conceitos químicos trabalhados na confecção dos jornais foram o de Ácido-Base e o tema Água. Os resultados mostraram uma grande interação entre alunos e professores, além de um efetivo aprendizado do que foi trabalhado se considerarmos a repercussão futura em outras séries e opiniões de alunos e outros profissionais. A atividade lúdica foi importante para despertar o interesse pelos conceitos químicos fazendo com que o aluno fosse ao mesmo tempo aprendiz e autor da construção do significado desses conceitos.