O Leite: composição, propriedades, industrialização e comercialuzação - uma proposta metodológica área alunos da zona rural

NOBRE, Patrícia de Freitas
O Leite: composição, propriedades, industrialização e comercialuzação - uma proposta metodológica área alunos da zona rural
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2006. 129p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Franklin Nelson da Cruz).

Resumo O ensino evolui, assim como os métodos e as técnicas de ensinar. Aqui, propomos um método de ensino, onde o aluno é mais que um simples ouvinte. Nele, além de parte integrante, o aluno é chamado continuamente a intervir, desempenhando um papel amplo, interativo e envolvente, desde a escolha do tema a ser trabalhado, inclusivo, associado ao seu dia-a-dia e contextual ao programa da disciplina de química, até a maneira de como explorá-lo. O leite, tema correlatado à origem do grupo de alunos selecionados, trabalhado dentro de uma visão sistêmica foi explorado sob pontos de vista: composição, propriedades, industrialização e comercialização. Visando antever as vias de construção e organização de conhecimento dos alunos, utilizamos o modelo de gestão mental de Antônio de La Garranderie e a teoria de aprendizagem de Ausubel.O conhecimento dos alunos foi monitorado antes, durante e ao final das atividades desenvolvidas, prática que permitiu verificar a evolução e o nível de assimilação conceitual destes a respeito do tema explorado. A análise dos resultados obtidos após a aplicação de um questionário contemplando vinte questões todas pertinentes ao tema demonstrou um nível aproveitamento acima da média, o que valida o método de ensino proposto.