CUNHA, Meire Lúcia Jorge
O Laboratório Químico como Local de Ensino e Pesquisa: as inovações de Justus Von Liebig
São Paulo/SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, História da Ciência, 2000. 122p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marcia Helena Mendes Ferraz).
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Resumo |
Justus Von Liebig, químico alemão que no período de 1824 a 1852 atuou como professor em um instituto de química por ele idealizado na Universidade de Giessen, proporcionou significantes modificações no método de ensino, na pesquisa e na aplicação industrial da química. Desde seu tempo, observa-se uma crescente expansão da química que se tornou uma ciência reconhecida ocupando espaço nas universidades e institutos de ensino. Nascido em 1803 em Darmsladt perseguiu seus sonhos de infância buscando formação em química, que na época era apenas ensinada nos cursos de Filosofia, Medicina e Farmácia. O ponto de partida de seu sucesso foi o Instituto de Giessen onde com seus alunos, através de ensino experimental, desenvolveu análises elementares, teoria sobre radicais, isomerismo, química agrícola e química aninal, viabilizando publicações importantes pra a química e toda a sociedade. Liebig não desenvolveu apenas programas de ensino e pesquisa com seus alunos, providenciou a base lógica necessária para elaboração de planos, procedimentos práticos e condições materais para que eles pudessem continuar seu trabalho. Como resultado temos que, dos 60 químicos contemplados com o prêmio nobel, 44 deles ou estudaram com Liebig ou com os alunos de Liebig que frequentaram o Instituto de Giessen.
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