O jogo teatral no ensino de química: contribuições para a construção da cidadania

MOREIRA, Leonardo Maciel
O jogo teatral no ensino de química: contribuições para a construção da cidadania
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2008. 154p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Daisy de Brito Rezende).

Resumo O objetivo dessa pesquisa foi analisar como o Jogo Teatral pode contribuir para a Educação em Química. As hipóteses iniciais de trabalho são que o Jogo Teatral pode (i) auxiliar os educandos no desenvolvimento de uma maior criticidade, (ii) possibilitar a significação e o aprofundamento do conhecimento da Química e (iii) favorecer o interesse em aprender. Esta pesquisa foi realizada na perspectiva do método de análise qualitativa, sendo desenvolvida nos moldes do estudo de caso. O caso em estudo foi o Jogo Teatral inserido no contexto da Educação em Química. Os colaboradores do trabalho foram 51 estudantes de duas classes de 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados através de dois questionários com perguntas abertas, filmagens em VHS e entrevista com o professor sendo, posteriormente, tratados com a utilização de ferramentas da análise de conteúdo. Os resultados encontrados corroboraram as hipóteses (i) e (iii) e, apenas parcialmente, a hipótese (ii). Os dados encontrados demonstraram não existir uma relação direta entre a aplicação do Jogo Teatral e uma maior significação e aprofundamento do conhecimento em Química. Conclui-se que o Jogo Teatral foi benéfico para o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, pois houve aprendizagem do conhecimento da química, conquanto essa aprendizagem se dê mais em uma dimensão horizontal, ou seja, na articulação de conceitos da Química com campos da tecnologia, sociedade, ética, economia e cidadania, do que em uma dimensão vertical, que implicaria na maior significação dos próprios conceitos químicos em si. Também foi perceptível o desenvolvimento de várias habilidades apontadas como importantes para a formação de um cidadão crítico e reflexivo por vários instrumentos legais brasileiros, tais como a LDB 9.394/96, os PCNEM e as OCNEM .