NEVES, Maria Luiza Rodrigues da Costa
O interesse de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública por atividades de ensino de ciências: um estudo transversal e longitudinal
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2010. Tese de Doutorado. (Orientador: Sergio Luiz Talim).
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Resumo |
A tese versa sobre um estudo acerca do interesse de estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental por atividades de ciências. As atividades são formadas por um tema e um subtema curricular inseridos em um contexto determinado pelas necessidades psicológicas básicas inatas de competência, autonomia, relacionamento e pelo tipo de atividade, se teórica ou prática. Os estudantes, entre meninos e meninas, de uma escola pública estadual, da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, estão na faixa etária compreendida entre 10 e 15 anos de idade e responderam a sete instrumentos construídos com o rigor metodológico a que esse tipo de pesquisa se destina. A metodologia, de cunho quantitativo, coletou dados em um instrumento construído para essa finalidade, passando pelas fases de construção de uma matriz de itens, estudo piloto, estudo de pré-testagem e estudo final, tendo o conteúdo e o contexto das atividades validados por juízes. A coleta de dados transcorreu no espaço de dois anos incompletos, ou seja, por três semestres letivos consecutivos. O estudo transversal coletou dados de n=272 estudantes do 6º ao 9° anos do ensino fundamental em um semestre letivo e o estudo longitudinal (n=70, 58 e 33) estudantes de duas turmas do 6º ano, em três semestres consecutivos. Os resultados da pesquisa apontam que o modelo ontogenético de desenvolvimento do interesse se aplica ao estudo amostral e conceitua o interesse como integrado na via situacional e pessoal. O interesse pode ser explicado pela necessidade psicológica básica de competência e está correlacionado com o gênero, a idade e o tempo de aprendizagem dos estudantes. Em nosso estudo amostral transversal há interesses diferenciados pelas atividades entre os meninos e as meninas, já no estudo longitudinal, as meninas apresentaram uma acentuada diminuição do interesse ao longo do estudo, enquanto que, os meninos mantiveram ou aumentaram o interesse em algumas atividades propostas de ciências. Dos temas pesquisados os que mais interessam às meninas são os de Física e de Ecologia, enquanto que os meninos se interessam por Química, Física e Biologia geral e do subtema Saúde. O tipo de ensino investigado demonstrou que as atividades práticas interessam mais, aos alunos, do que as atividades teóricas. No entanto, o desinteresse parece ser maior pelas atividades práticas do que pelas teóricas ao longo do tempo do estudo longitudinal. Verificou-se, também, que as atividades mantidas sob o controle do professor ainda são aquelas que mais interessam aos estudantes.
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