TEIXEIRA, Francimar Martins
O falado e o entendido: um estudo da linguagem química na sala de aula da percepção dos professores de sua importância para a aprendizagem dos alunos
Recife/PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, 2002. 153p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rejane Martins Novais Barbosa).
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Resumo |
A presente dissertação tem como foco principal à análise de discurso (AO) do professor de química investigando como ele percebe a importância da linguagem na sala de aula na construção de conceitos científicos. Procura também estudar um tipo específico de discurso, o discurso pedagógico (OP) utilizado pelo professor para ensinar conceitos químicos, verificando se existe coerência entre o seu discurso e a sua prática. Toma como referencial teórico básico a Escola Francesa de Análise de Discurso (AO) nas perspectivas apontadas por Focault (1996) e Pêcheux (1988 e 1991); os princípios e procedimentos propostos por Orlandi (2001), que se filia diretamente à linha fundadora da análise de discurso; e os pressupostos teóricos da Escola Lingüística Russa apresentados por Bakhtin (1988, 2000) e Vygotsky (1962, 1998, 1999), fechando assim as três regiões em que está inserida a análise de discurso (AO) - psicanálise, lingüística e marxismo. A análise dos protocolos verbais, que constituíram o corpus deste trabalho, propiciou a identificação e caracterização dos diversos tipos de linguagem e de discurso e a identificação dos obstáculos didáticos elou epistemológicos presentes nos dois momentos discursivos dos professores (entrevistas e observações de aulas). Nessas análises verificou-se que os professores, de forma geral, utilizaram os tipos de linguagem característicos de um discurso pedagógico, como apontados por Orlandi (1987). Finalmente, os dados apontam para a importância da criação de situações didáticas que favoreçam o surgimento de momentos polissêmicos na comunicação em sala de aula, conforme Bakhtin e Orlandi.
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