O Estudo dos Elementos Químicos numa Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade

STANGE, Simone Moraes
O Estudo dos Elementos Químicos numa Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade
/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2015. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira).

Resumo Esta dissertação teve como objetivo geral desenvolver o estudo dos elementos químicos numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, visando contribuir para a formação conceitual, procedimental e atitudinal mais crítica dos educandos da 2.ª série do ensino médio da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, na cidade de Mafra, no estado de Santa Catarina. Os objetivos específicos da pesquisa foram identificar a concepção dos educandos sobre as relações sócias da ciência e da tecnologia, levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os elementos químicos, desenvolver atividades que promovam o estudo dos elementos químicos numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), utilizando artigos apresentados e selecionados em Revista de Divulgação Científica (RDC) e apresentar um produto educacional, em nível de Guia Didático, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por demais professores da educação básica –ensino médio, na disciplina de Química, como exemplo de prática pedagógica numa abordagem CTS. A abordagem metodológica que norteou este estudo foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. A técnica de coleta de dados foi centralizada na observação participante, anotações em diário de campo, produções escritas dos alunos, fotografias e filmagens, segmentos esses que foram transcritos. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados, inicialmente por meio da verificação das concepções prévias dos vinte e um educandos (21), envoltos no processo, tendo-se em conta a relação à temática apresentada. Esse fator possibilitou o direcionamento das atividades para categorias de análise, as quais foram delimitadas por uma etapa exploratória e uma pesquisa-ação, em que os educandos tiveram a oportunidade de participar de forma ativa, cooperativa, intervindo na construção do estudo, com seus saberes, sugestões e reflexões sobre as relações sociais do conhecimento científico e tecnológico. Assim, foi possível desenvolver o processo de construção coletiva da proposta para o enfoque do tema sugerido, pois como produto final se elaborou um guia didático, no qual constam as atividades desenvolvidas. As principais percepções da pesquisa trazem contribuições para ratificar a essencialidade de implementar ações no ato de ensinar e aprender, de modo a aprimorar práticas docentes no ensino de Química, bem como a continuidade da postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia, pelos educadores e educandos, viabilizando uma jornada pedagógica produtiva vinculada à formação do cidadão do século XXI.