COSTA, Maria Luiza
O ensino técnico profissional: um estudo sobre a escola técnica de química do município de Luís Antonio-SP
Ribeirão Preto/SP, Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Educação, 2008. 118p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Alessandra David Moreira da Costa).
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Resumo |
Este trabalho se propõe a analisar a criação de uma Escola Técnica em uma cidade do interior do Estado de São Paulo, no ano de 1991, e a questão das mudanças curriculares ocorridas por influência do mercado de trabalho, visando o oferecimento de maiores oportunidades aos jovens moradores da região. O objetivo é apresentar alguns elementos que evidenciam esta influência nas mudanças curriculares da referida Escola, analisando-a também no contexto político e econômico, sem a pretensão de esgotá-las. O referencial teórico abrange estudos realizados por Antunes (2006), Ciavatta (2005), Cunha (2000), Ferretti (2005), Frigotto (1998, 2000, 2005), Gentili (2002), Ghiraldelli (2003), Ianni (2001 e 2005), Kuenzer (2001, 2007), Lopes (2000), Manfredi (2002), Nosella (2007), Sacristán (1998, 2000), Saviani (2004, 2005, 2007), Shiroma (2002), Zotti (2004). A linha de investigação para construção do nosso objeto de estudo levou a adoção de uma metodologia qualitativa de pesquisa, configurada como um estudo de caso. O avanço tecnológico atual, faz com que o mercado de trabalho se torne a cada dia, mais exigente e competitivo com relação à qualificação dos trabalhadores. A análise da realidade nacional articulada ao contexto do capitalismo mundial torna-se primordial, pois as relações político sociais estão mediadas pela ideologia neoliberal. Para compreender as estratégias que o projeto neoliberal no Brasil tem reservadas para a educação, é importante também compreender que esse processo numa era de globalização, é parte de uma dinâmica internacional mais ampla. Nas considerações finais da pesquisa, ficou evidenciado que os currículos oficiais foram sendo construídos ao longo da história da educação brasileira de acordo com o modelo econômico vigente e demandas do mercado de trabalho.
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