JUNIOR, Antonio Baraçal Prado
O ensino superior de Química e a sua relação com o mercado de trabalho
Campinas/SP, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, 1999. 90p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho).
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Resumo |
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior, foi desenvolvido em 1999 e buscou realizar um estudo junto às Instituições de Ensino Superior de Química e as Indústrias Químicas da região de Campinas, sobre a relação entre o ensino praticado nestas Instituições e o Mercado de Trabalho. Utilizando como metodologia de pesquisa a análise qualitativa, o estudo foi realizado por meio de entrevistas e da análise de documentos junto aos Coordenadores dos Cursos de Química e Profissionais Químicos do setor industrial com funções de chefia em sua empresas. O estudo permitiu verificar certo descompasso entre a realidade profissional trabalhada nas universidades e o que ocorre no mundo do trabalho. Pode-se também identificar um movimento no sentido da formação de um novo perfil profissional do Químico a ser desenvolvido pelos Estabelecimentos de Ensino Superior, tendo em vista melhores condições de inserção dos alunos no mercado de trabalho. Neste sentido, percebe-se uma orientação pedagógica de valorização de conteúdos profissionais, complementares e extra-classe, com vistas ao desenvolvimento de outras capacidades e habilidades pessoais importantes à formação de um profissional-cidadão. Em suma, verificam-se vários níveis de descompasso na relação que se estabelece entre o ensino e o mercado de trabalho, assim como fica evidente a necessidade da intensificação do debate sobre esta problemática.
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