SANTOS, Márcio Evangelista dos
O ensino por projetos em química
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2006. 94p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wilson Botter Júnior).
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Resumo |
Este estudo tem como objetivo principal investigar como os professores de Ensino Médio, licenciados em quimica, do quadro efetivo, das escolas da rede pública estadual de Goias encaram e praticam a educação por projetos e qual a relação dessa com o processo de ensino e aprendizagem, bem como se suas concepções são coerentes com as suas praticas. A pesquisa foi realizada nas escolas da rede publica estadual de Goiania, no período de nov 2003 a jun 2004. Neste período havia 21 professores de Quimica licenciados em Quimica do Ensino Médio. Estes professores foram tomados como o universo da pesquisa. Os resultados obtidos indicaram que os professores, apesar de estarem preocupados com a questão da contextualização, não conseguem aplicar na pratica esta intenção. A fundamentação teórica que embasa o trabalho é a pedagigia tradicional. Para este professores os projetos são acontecimentos como as feiras culturais ou de ciencias e que, embora digam trabalhar com projetos de ensino, não fazem a distinção entre ensino por projetos de trabalho, ou situação problema, e aulas extraclasse, ilustrativa ou complementar da teoria exposta em horário regular de aula.
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