O ensino por projetos em química

SANTOS, Márcio Evangelista dos
O ensino por projetos em química
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2006. 94p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wilson Botter Júnior).

Resumo Este estudo tem como objetivo principal investigar como os professores de Ensino Médio, licenciados em quimica, do quadro efetivo, das escolas da rede pública estadual de Goias encaram e praticam a educação por projetos e qual a relação dessa com o processo de ensino e aprendizagem, bem como se suas concepções são coerentes com as suas praticas. A pesquisa foi realizada nas escolas da rede publica estadual de Goiania, no período de nov 2003 a jun 2004. Neste período havia 21 professores de Quimica licenciados em Quimica do Ensino Médio. Estes professores foram tomados como o universo da pesquisa. Os resultados obtidos indicaram que os professores, apesar de estarem preocupados com a questão da contextualização, não conseguem aplicar na pratica esta intenção. A fundamentação teórica que embasa o trabalho é a pedagigia tradicional. Para este professores os projetos são acontecimentos como as feiras culturais ou de ciencias e que, embora digam trabalhar com projetos de ensino, não fazem a distinção entre ensino por projetos de trabalho, ou situação problema, e aulas extraclasse, ilustrativa ou complementar da teoria exposta em horário regular de aula.