O ensino médio numa dimensão político pedagógico: os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de Química e o livro didático

WARTHA, Edson José
O ensino médio numa dimensão político pedagógico: os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de Química e o livro didático
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2002. 145p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Faljoni Alario).

Resumo Este trabalho tem como objeto de estudo, uma análise de como as mudanças propostas pelos PCNEM são implementadas na prática escolar. O tema central de interesse de nosso estudo é identificar como a contextualização é efetivada nos livros didáticos de química para o ensino médio. Neste estudo, procuramos buscar maneiras de compreender as intenções dos modelos educacionais no país, procurando identificar as razões e discursos nos quais se baseiam. Compreender o porquê, o que são os PCNEM, as reformas em curso no ensino de Química e o modo como são implementadas em salas de aula. Neste estudo, tomamos por base a literatura revisada, os documentos oficiais e, como instrumento, para verificarmos como as novas propostas de ensino, expressa nos PCNEM chegam às salas de aula, realizamos uma análise de como a contextualização é tratada nos atuais livros didáticos de química. Acreditamos que em curto prazo, o livro didático, será um dos principais elos de ligação entre os professores e os PCNEM, devido ao importante papel que exercem, tradicionalmente, na determinação dos conteúdos a serem abordados e na metodologia a ser empregada em sala de aula. O uso do termo contextualização tem sido usado com diferentes significados e diferentes concepções tanto nos livros didáticos como nos PCNEM. Verificamos nos livros didáticos uma maior tendência na relação do termo contextualização como desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico.