AZEVEDO, Cristian Fernando
O ensino de transformações químicas em ambiente não-formal: ênfase na produção de açúcar e álcool
SÃO CARLOS/SP, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, UFSCar, 2017. 74p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Clélia Mara de Paula Marques).
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Resumo |
A contextualização no ensino de Química é indispensável para a compreensão de uma linguagem expressa em reações químicas, símbolos e fórmulas. É importante que os estudantes sejam capazes de relacionar os conceitos ministrados na escola ao seu cotidiano. A pesquisa realizou e avaliou o processo de ensino aprendizagem para os alunos do terceiro ano de Ensino Médio, da Escola Estadual Conselheiro Gavião Peixoto, em relação aos conceitos sobre o tema transformações químicas. O objetivo, portanto, é propiciar uma aprendizagem significativa, utilizando uma abordagem contextualizada que permita responder, quais as evidências de aprendizagem promovidas a partir do estudo do sistema produtivo de açúcar e álcool. A coleta de dados foi baseada em questionários, fluxograma, visita à usina, diários de bordo dos alunos e em observações do professor pesquisador, durante o desenvolvimento de toda a pesquisa, bem como, a realização de uma feira do conhecimento, na qual os alunos apresentaram à comunidade escolar, o funcionamento de uma usina. A análise dos dados foi pautada numa abordagem qualitativa, baseada nos questionários prévios e pós e nos diários dos estudantes a partir de uma análise categorial, pela qual foi possível observar que os alunos desenvolveram as habilidades e competências necessárias para diferenciar uma transformação química de uma transformação física, bem como, a capacidade de tomada de decisão frente às questões ambientais e sociais relacionadas aos meios de produção. O engajamento dos alunos durante as atividades do projeto, em especial na feira que promoveram, reforça a necessidade da escola desenvolver atividades nas quais os alunos assumam a responsabilidade do seu processo de ensino-aprendizagem.
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