O ensino de tópicos de Física Moderna no conteúdo de Química

JR, Felicío Guilardi
O ensino de tópicos de Física Moderna no conteúdo de Química
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Ciências, 2002. 124p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dietrich Schiel).

Resumo Procura-se neste trabalho investigar modelos escolares de luz, cores, interação entre luz e matéria condensada e modelos atômicos de professores e estudantes do ensino médio e fundamental. Investiga-se, também, o uso de espectroscópios e espectrômetro como instrumentos mediadores na construção de modelos de luz, em sua utilidade de subsidiar uma introdução à Química com base no atomismo espectral. O conhecimento do desenvolvimento da análise espectral, na história e filosofia da ciência, bem como pesquisas prévias envolvendo concepções de estudantes em Física Moderna subsidiam a construção do referencial teórico-metodológico e os instrumentos de tomadas de dados - atividades de lápis e papel e empíricas, entrevistas individuais e debates com grupos de estudantes e professores que fazem parte do universo de nosso objeto de pesquisa.