O ensino de Química nos cursos de Ciências Biológicas nas IES do estado de Mato Grosso em relação às questões ambientais

PINHEIRO, Luiz
O ensino de Química nos cursos de Ciências Biológicas nas IES do estado de Mato Grosso em relação às questões ambientais
Cuiabá/MT, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, 1999. 98p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Miguel Pedro Lorena de Moraes).

Resumo Este trabalho tem como proposta fazer um resgate das realidades existentes no processo educativo envolvendo o ensino de Química que é desenvolvido nos cursos de Ciências Biológicas nas instituições de ensino superior no estado de Mato Grosso em relação às questões ambientais. Foram pesquisadas três instituições no estado de Mato Grosso: UFMT, UNEMAT e UNIC. Em relação ao universo da pesquisa, estão professores de Biologia, professores de Química e alunos dos cursos de Ciências Biológicas destas instituições. Procurou-se aqui verificar se a disciplina de Química trabalhada nestes cursos contempla as necessidades e expectativas de alunos e professores, se há um direcionamento da disciplina no sentido de abordar temas ambientais, uma contextualização do ensino que permita uma melhor compreensão sobre questões relacionadas à influência da Química no cotidiano das vidas das pessoas, integração do conteúdo Químico propriamente dito com o contexto social, e ainda se está sendo possível através deste ensino, contribuir para a formação de um profissional de Biologia com um certo discernimento de ética, moral, respeito aos problemas ambientais, e principalmente de seu papel de cidadão dentro da nossa sociedade. Entretanto, constatou-se ao longo deste trabalho que existe uma certa ansiedade de conhecimentos envolvendo questões ambientais e sociais por parte dos alunos desses cursos pesquisados, bem como da importância do papel da disciplina Química. Também verificamos que algumas mudanças se fazem necessárias, de forma que os paradigmas já estabelecidos venham a enfraquecer-se ao longo do tempo para que possamos implementar propostas objetivando uma nova visão e perspectivas para o ensino de Química.