O ensino de Química no nível médio: entraves que obstacularizaram a construção de conceitos fundamentais

VILLA, Solange Meneses Souza
O ensino de Química no nível médio: entraves que obstacularizaram a construção de conceitos fundamentais
Salvador/BA, Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2003. 156p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Stella Rodrigues dos Santos).

Resumo Este trabalho procura compreender as possíveis conexões entre esquemas mentais e a aprendizagem dos conteúdos nucleares de química, no âmbito da escola, com estudantes da 3a série do ensino médio, turno noturno, mostrando a estreita relação entre funções cognitivas e aprendizagem. O que se pretende é elaborar um constructo teórico para esclarecer questões ainda obscuras no âmbito do ensino de ciência, em especial no ensino de química. O estudo de caso apresenta-se como método adequado para a realização de pesquisa dessa natureza. Os instrumentos de apreensão dos dados consistiram, inicialmente, na análise dos históricos escolares dos estudantes selecionados por critérios qualitativos, considerando aqueles que mais dificuldade apresentavam, seguida por aplicação de entrevista semi-estruturada, realizada individualmente e aplicação de instrumentos com questões abertas, visando apreender o modo como os estudantes operam com os conceitos fundamentais da química. Também foram realizados observações e registros de cinco aulas e foi aplicada uma entrevista ao professor de química. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se no conceito de "aprendizagem significativa" de Ausubel; no "esquema cognitivo" de Jean Piaget e na noção de "obstáculo epistemológico" de Gaston Bachelard. Os resultados mostram que, ao término do ensino médio, os conceitos fundamentais da química não são apreendidos significativamente devido à dissociação entre forma e conteúdo; ou seja, os estudantes mostraram-se prejudicados no que se refere à resolução de problemas que lhes exigiam abstração e estabelecimento de relações. Tais resultados abrem a discussão sobre metodologias de ensino de ciência que enfatizam o conteúdo em detrimento da forma de conhecer e teimam em ensinar conceitos sob a orientação epistemológica de base empiricista.