ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante
O ensino de Química na habilitação específica para o magistério: como isso ocorre?
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 1996. 139p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi).
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Resumo |
Esse trabalho tem por objetivo analisar a situação do ensino de Química na Habilitação Específica para o Magistério (H.E.M.) enquanto disciplina formadora para a atuação dos futuros professores no Componente Curricular Ciências das séries iniciais do primeiro grau. A pesquisa realizou-se numa escola estadual de segundo grau que oferece a H.E.M., da cidade de São Carlos, estado de São Paulo, durante o ano letivo de 1995. Optou-se por conhecer a opinião de todos os professores de Química e de todos os alunos da H.E.M. de primeira a quarta série desta escola; para tanto, os recursos metodológicos adotados foram entrevista e questionário, respectivamente. A análise realizada evidenciou que os professores de Química, quando atuantes na H.E.M., direcionam seus trabalhos através de diferentes óticas, ou seja, alguns professores assumem a importância dessa disciplina para a atuação em Ciências buscando adaptar os conteúdos de Química a Proposta Curricular de Ciências e outros apenas condensam e/ou, priorizam determinados conteúdos químicos do programa do segundo grau regular. Os alunos parecem perceber pouco a relação entre o ensino de Química na H.E.M. e a utilização desse conhecimento para lecionar Ciências nas séries iniciais do primeiro grau. Para atender as indicações dos alunos, de que a Química na H.E.M. tanto auxilie no exame vestibular como no exercício profissional do Magistério das séries iniciais, mudanças devem ocorrer. Estas mudanças tanto devem priorizar questões de conteúdo como de metodologia de ensino e devem atender ao fato de que a grade curricular da H.E.M. contempla apenas duas aulas semanais de Química na primeira e segunda série que totalizam 160 horas/aula.
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