O Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio no Município de Itumbiara-go

SANTOS, João Paulo Victorino
O Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio no Município de Itumbiara-go
Uberlândia/MG, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2016. 299p. Tese de Doutorado. (Orientador: Guimes Rodrigues Filho).

Resumo Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de responder à questão “Que ensino de Química tem sido desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos (EJA)?”. A pesquisa apresenta um panorama do objeto levando os alunos a conviverem com realidades diferentes e investigando a questão da contextualização com base no cotidiano desses alunos relacionada à disciplina de Química. A metodologia utilizada tem como foco a pesquisa etnográfica do Estudo de Caso, em que um caso é estudado em profundidade utilizando a observação participante. No levantamento dos dados foi utilizada uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa. O trabalho envolveu 6 escolas que oferecem a EJA Ensino Médio; 6 diretores destas escolas; 6 coordenadores pedagógicos que atuam na EJA; 6 professores de Química e 123 estudantes da EJA, nível Ensino Médio, matriculados no 1°, 2°, 3° e 4° períodos. A primeira etapa da pesquisa consistiu na aplicação de questionários nas escolas em que todos os envolvidos responderam questões fechadas e abertas aplicadas a cada grupo específico. Na segunda etapa duas escolas foram selecionadas com o propósito de realizar um aprofundamento do conhecimento da EJA através de atividades práticas de Química e posterior entrevista realizada em grupos com os alunos. Três professores também foram entrevistados para possibilitar um aprofundamento das questões relativas à EJA e o Ensino de Química. As entrevistas foram analisadas pela técnica da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais temas abordados nos questionários e entrevistas foram relativos à estrutura da escola, motivos que levam os alunos a desistirem ou permaneceram na EJA, a visão dos envolvidos em relação à importância da disciplina de Química para o aluno da EJA e como deveria ser ofertada. Verificou-se que é preciso promover mudanças nas aulas de Química e suas atividades, respeitando as vivências e experiências já adquiridas pelo aluno durante sua trajetória de vida. Outro fator a ser destacado é a necessidade de formação continuada dos professores que trabalham na EJA. Nota-se que a sua formação continuada se dá mediante a experiência e as maneiras pelas quais tentam contornar as situações adversas. A disciplina de Química ministrada não atende aos preceitos da EJA e o currículo praticado é apenas uma adaptação ou redução de conteúdos em relação ao currículo regular. A melhoria no ensino de Química da EJA se dará mediante um amplo diálogo entre os envolvidos no processo, políticas educacionais mais claras e vontade de implementar mudanças. Com isso o ensino de Química contribuirá para que os alunos da EJA sejam de fato alfabetizados cientificamente e inseridos na sociedade.