FRANCISCO, Zulmira Luís
O ensino de Química em Moçambique e os saberes culturais locais
São Paulo/SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Educação, 2004. 270p. Tese de Doutorado. (Orientador: Alipio Marcio Dias Casali).
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Resumo |
Este trabalho visa afirmar uma nova concepção de Currículo para o Ensino de Química a partir de um olhar crítico sobre os atuais programas de ensino do curso de formação dos professores na Universidade Pedagógica (UP) e das Escolas Secundárias em Moçambique. Esses programas encontram-se desvinculados da vivência cultural quotidiana dos alunos e professores. O presente trabalho teve como ponto de partida o problema da ausência de ligação entre a teoria e a prática no Ensino de Química constatada nas atividades do estágio pedagógico do curso de formação de professores de Química da UP. Discute-se a relação entre a teoria e a prática no Ensino de Química mostrando que é possível redimensionar toda a prática pedagógica em Química a partir dos pressupostos da Etnometodologia, propondo-se um ensino da Química que vincula Cultura, Educação, Ciência e Currículo. Dialogando com a teoria de etnometodologia de Alain Coulon, fundamentei essa proposta percorrendo a teoria interpretativa da cultura de Clifford Geertz. Com Jean-Claude Forquin e J. Guimeno Sacristán, entre outros, reconstruí as bases epistemológicas da educação e do currículo de química como transmissão e reconstrução de cultura. A pesquisa empírica compreendeu dois momentos: o primeiro, como pesquisa exploratória junto aos alunos e professores da Escola Secundária de Malhazine e junto aos docentes de Química da UP. No segundo, como pesquisa sistemática, junto aos estudantes do curso de formação de professores de Química na UP, ocasião em que partilhamos o projeto de um futuro currículo etnoqúimico indo ao campo para investigar os saberes culturais quotidianos relacionados à Química e verificar as possibilidades de sua integração no currículo oficial. A principal conclusão desta pesquisa é que existem nas culturas locais, valores, saberes e práticas que, pela relevância dos seus conteúdos, métodos e meios podem e devem ser resgatados e incorporados no currículo oficial do Ensino de Química.
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