SILVA, Vitor de Almeida
O ENSINO DE QUÍMICA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE AS TICS E A EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2016. 284p. Tese de Doutorado. (Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares).
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Resumo |
Esta pesquisa descreve a relevância das informações acessadas pela internet para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino de Química a partir de dois aspectos complementares, o desenvolvimento teórico e a prática experimental. O estudo foi desenvolvido em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da região metropolitana de Goiânia. O trabalho de pesquisa se iniciou com os alunos se organizando em grupos e, posteriormente, escolhendo um tema de interesse a ser investigado. Para isso utilizaram as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como principal instrumento para acessar os temas escolhidos. As informações coletadas pelos estudantes eram provenientes de sites diversos disponíveis na internet. O objeto de pesquisa se caracterizou pela interação entre os estudantes que compunham os grupos, a manipulação e entendimento das informações acessadas através da web e o desenvolvimento de uma prática experimental que contemplasse o conhecimento químico verificado nas informações acessadas previamente. Assim, a pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: 1ª) escolha do tema a ser investigado pelos alunos; 2ª) levantamento bibliográfico virtual; 3ª) questionário e discussão do tema; 4ª) experimentação e comunicação do tema investigado. Fundamentamos a metodologia de pesquisa a partir dos aspectos de colaboração-cooperação utilizada para compreender a forma como a informação era manipulada para a resolução de questionários e como se processava a dinâmica de desenvolvimento da concepção química do tema pesquisado por cada um dos grupos. Os resultados mostraram que para a resolução de atividades, como os questionários, os alunos se fundamentam em informações pesquisadas na internet. Porém, o comportamento que assumem diante à informação se estabelece a partir da cópia. Isso acontece, pois nem sempre os signos que compõe o conteúdo pesquisado são compreendidos. A fragmentação da informação e a cópia se expressam como formas de representação e equilibração incipiente. No que tange ao trabalho em grupo, o desenvolvimento da atividade é sustentado por um estado colaborativo, porém a execução da tarefa coletiva se processa a partir de um processo cooperativo. Isso resulta em divisões cognitivas para o desenvolvimento da atividade em grupo. A ampliação do conhecimento dos estudantes foi identificada a partir da discussão do tema de pesquisa em sala de aula. O papel mediador do professor foi capaz de direcionar o desenvolvimento dos alunos para além de uma compreensão fundamentada em senso comum ou conhecimento prévio dos signos presentes nas informações pesquisadas. O trabalho em laboratório evidenciou aos alunos a necessidade do conhecimento químico para planejar, executar, compreender e formatar uma explicação inteligível do fenômeno investigado. Dinamizar o estudo de signos ainda não compreendidos e que se encontra presente em informações disponíveis na web permitiu o desenvolvimento dos sujeitos desde níveis incipientes aos mais complexos ao que se refere à equilibração. Concluímos que o desenvolvimento da aprendizagem a partir da relação entre as TICs e a experimentação é capaz de promover o desenvolvimento de uma curiosidade epistemológica possibilitando uma aprendizagem científica e formação crítico-cidadã.
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