O ENSINO DE QUIMICA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: O USO PEDAGOGICO DO SOFTWARE VLAB

JUNIOR, Francisco de Souza Arnaud
O ENSINO DE QUIMICA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: O USO PEDAGOGICO DO SOFTWARE VLAB
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eloneid Felipe Nobre).

Resumo Este estudo objetiva analisar o uso do software VLAB, aplicado ao ensino de conteúdos de Química, aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio profissionalizante dos cursos de Administração e Informática. A pesquisa foi desenvolvida na escola pública da rede estadual de Educação profissional, localizada na cidade de Crateús-CE. O estudo tem ênfase na influência e presença das tecnologias educativas nos processos de ensino e aprendizagem, numa perspectiva construtivista. Para a execução desta pesquisa, contou-se com a participação de 90 alunos, divididos em três grupos distintos. Grupo 1 – 30 alunos utilizaram-se de abordagem do conteúdo com vínculos ao laboratório de Ciências; grupo 2 - 30 alunos utilizaram o software VLAB como ferramenta educacional para detalhamento do conteúdo; grupo 3 - 30 alunos utilizaram o espaço da sala de aula de forma tradicional. O fator mensurável a ser destacado foi o êxito no desenvolvimento cognitivo dos alunos do grupo 2, que usaram o VLAB e tiveram melhoria significativa de suas notas se comparadas anterior e posteriormente a esta pesquisa, condicionando-se um aumento percentual destas notas em 85%, de aprendizagem identificada por intervenção didática aplicada. Denota-se, portanto a viabilidade do aprimoramento das relações didáticas do uso do VLAB, como proposta educacional no Ensino de Química, conforme o proposto no produto educacional desta dissertação.