O Ensino De Química E a Produção De Cerâmica Vermelha: Uma Proposta De Ensino Contextualizado.

MONTIBELLER, Michele Eldegard
O Ensino De Química E a Produção De Cerâmica Vermelha: Uma Proposta De Ensino Contextualizado.
Blumenau/SC, Universidade Regional de Blumenau, FURB, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauro Scharf).

Resumo Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta para o Ensino de Química para o Ensino Médio, a partir do contexto de produção da Cerâmica Vermelha, no município de Canelinha (SC), contribuindo para uma reflexão sobre a contextualização no Ensino de Química e o seu papel na alfabetização científica. As atividades foram realizadas com uma turma de terceira série do Ensino Médio. A sequência de ensino foi desenvolvida abordando a presença da Química na produção de Cerâmica Vermelha, evidenciando a importância do ensino contextualizado e significativo para a aprendizagem de conhecimentos relacionados à Química. As atividades foram realizadas através de: aulas expositivas e dialogadas com apoio de texto e slides; visita às cerâmicas de tijolos, telhas e artística; desenvolvimento de trabalhos em equipes (vídeos, álbuns de fotografias e maquete); mostra de trabalhos e avaliação do Projeto. Pretende-se dar um novo aspecto às aulas de Química, a partir de alternativas que ofereçam significado para a aprendizagem, possibilitando um melhor entendimento, orientando à alfabetização científica e contribuindo para um desempenho capaz de atender às demandas do cotidiano dos alunos. A proposta tem como base os estudos realizados por autores como Chassot, Maldaner, Giassi, que enfatizam a importância do ensino contextualizado no processo ensino-aprendizagem. Aprender Química para quê? A partir desse questionamento, comum entre os alunos, buscou-se através deste trabalho, demonstrar que é possível dar significado ao estudo da Química, a partir de situações que envolvem o seu dia a dia e que, de maneira criativa e desmistificada, pode-se transformar fórmulas e signos abstratos em construção de conhecimentos científicos contribuindo para a solução de problemas. Os resultados demonstraram que o uso da contextualização torna o ensino da Química menos abstrato, despertando nos alunos, maior interesse nas aulas e melhorando a aprendizagem