O ensino de Química e a formação da cidadanianos cursos técnicos da ETF-MT

ATALA, Ali Veggi
O ensino de Química e a formação da cidadanianos cursos técnicos da ETF-MT
/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Educação, 1997. 132p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Miguel Pedro Lorena de Moraes).

Resumo Neste trabalho, fizemos um diagnóstico do ensino de química na escola técnica federal de mato grosso do ponto de vista da formação da cidadania. na primeira parte da investigação, levantamos dados sobre criação do ensino técnico profissionalizante brasileiro caracterizado pela dualidade, já que este se destina a uma classe social, as camadas mais pobres da população e, para atender às demandas do setor produtivo e à lógica de exploração capitalista. Discutimos o papel da Escola Técnica Federal (ETFMT); tendo como base a legislação de ensino, e as tais mudanças propostas pelo atual governo para esta modalidade de ensino redefinido seu papel frente à política neoliberal. No contexto regional, fizemos a discussão de um extenso documento elaborado pelo Instituto Euvald Lodi (IEL), representante do setor produtivo que diagnostica a escola propondo um receituário denominado de "projeto de modernização da ETFMT" a ser seguido pela instituição, fazendo assim a apropriação desta modalidade de ensino. A discussão teórica se trava em torno do conceito de cidadania e o que representa educar para a cidadania através da química. Educar o cidadão, através da química, fica evidente que os docentes devem fornecer informações contextualizadas aos alunos de tal forma que estes desenvolvam a capacidade de julgamento tanto crítico quanto político no meio social. Desta forma, este trabalho buscou fazer uma relação entre papel da educação profissionalizante, a prática pedagógica docente e resultado dessa prática, sem perder de vista a formação da cidadania. Para tal, centramos nossa investigação na atividade dos docentes de química bem como em alunos egressos dessa escola e obtivemos indicadores que nos apontam que ensino de química na ETMF pouco tem contribuído na atividade dos alunos, bem como para o exercício de sua cidadania.