LIMA, Leiliane Lopes
O Ensino De Química: A Relação Teoria-prática Como Estratégia Pedagógica De Uma Aprendizagem Significativa
Ceará/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gisele Simone Lopes).
|
Resumo |
Esta pesquisa analisou o potencial pedagógico da relação entre a teoria e a prática no ensino da Química através de práticas laboratoriais no ensino profissional de nível médio. Teve a seguinte questão de pesquisa: de que modo o ensino da Química, aliando teorias e práticas laboratoriais, potencializa a melhoria na qualidade da aprendizagem? Este estudo partiu da hipótese de que tal associação contribui positivamente na melhoria do ensino de Química, bem como na relativização da assertiva de que a referida disciplina é de difícil compreensão por parte dos alunos. Esta pesquisa se caracterizou pelo uso dos métodos dedutivo e indutivo, sendo uma pesquisa de campo de cunho bibliográfico e de caráter descritivo, utilizando-se a técnica de pesquisa através de questionários. A amostragem teve como base as turmas dos cursos de Enfermagem, Informática e Comércio, do 1° ano do ensino médio da Escola de Ensino Profissional Manoel Mano, localizada no município de Crateús, no Sertão dos Inhamuns, no Estado do Ceará. Trata-se de uma amostragem por conveniência. Teve resultado mensurado por critérios relativos à melhoria da qualidade da aprendizagem, pautada num rendimento acima da média, bem como na manutenção da regularidade dessa qualidade no decorrer do ano letivo.
|