O ENSINO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS POR MEIO DE ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS

FRIGGI, Daniela do Amaral
O ENSINO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS POR MEIO DE ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS E USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS
/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2016. 70p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Rosa Chitolina Schetinger).

Resumo A realização de atividades experimentais contextualizadas, no ensino de química, vem sendo defendida por diversos autores como ferramenta de ensino facilitadora do aprendizado. Um conteúdo fundamental, no ensino de química, e pouco explorado na realização de atividades experimentais no ensino médio, devido ao fato das escolas, muitas vezes, não possuírem laboratórios de ciências, é o conteúdo de processos de separação de misturas, o qual está presente em uma vasta gama de situações do cotidiano dos alunos. Neste contexto, no presente estudo, teve-se como objetivo averiguar se a utilização de atividades experimentais investigativas contextualizadas, durante o estudo sobre os processos de separação de misturas, proporcionam aos alunos uma melhor compreensão e aprendizagem em relação aos processos de separação de misturas e de outros conceitos relacionados com o conteúdo em estudo. A coleta de dados foi realizada em três momentos, o primeiro foi a partir da análise de livros didáticos de química do 1 ano do ensino médio para obter um perfil explicativo que os alunos poderiam ter sobre os processos de separação de misturas. No segundo momento foi aplicado um questionário com três perguntas abertas, para verificar as concepções prévias dos alunos sobre os processos de separação de misturas. E no último momento foram realizadas as atividades experimentais investigativas a partir de situações problemas contextualizadas, mantendo-se um diário de bordo e gravações para registar observações, falas interessantes dos alunos e a execução das atividades. Verificou-se que os livros didáticos estão melhorando e que os três itens analisados, contextualização, imagens e exercícios, apresentam modificações significativas para auxiliar o docente e o aluno, no ensino e na aprendizagem do conteúdo processos de separação de misturas. De forma geral, a partir das concepções prévias dos alunos sobre os processos de separação de misturas, verificou-se que eles possuem conhecimento sobre o conteúdo em questão, porém apresentam dificuldades em relacionar o processo de separação mais adequado para uma determinada mistura, que não está presente no seu dia a dia. Após realização das atividades experimentais investigativas contextualizadas, observou-se que a partir dos seus conhecimentos prévios aliados com as atividades desenvolvidas, os alunos aperfeiçoaram os conceitos já existentes, adquiriram novos conhecimentos e aprenderam novos meios de compreender o conteúdo em estudo. Além disso, para desenvolver as atividades experimentais propostas, os alunos tiveram que recorrer a materiais alternativos. Assim, a falta de materiais e de equipamentos não impediu a realização das atividades. Deste modo, pode-se afirmar que a utilização de atividades experimentais investigativas contextualizadas, além de motivar os alunos, contribuiu para aperfeiçoar os conceitos já existentes, aprender novos conceitos e a buscar novos meios de aprender o conteúdo em estudo.