O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA: APROXIMAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EPOGLOU, Alexandra
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA: APROXIMAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2013. Tese de Doutorado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).

Resumo Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a incorporação de algumas das ideias de Paulo Freire ao ensino de ciências por meio de propostas didáticas para crianças em seus primeiros anos escolares, de modo a atingir os objetivos de formação de cidadãos que conheçam sua realidade e que, inseridos nela, tenham condições de refletir e agir. Nossa principal hipótese fundamenta-se na crença de que uma reflexão atenta sobre muitas das ideias de Paulo Freire pode ser bastante adequada para mobilizar as pessoas a considerarem certas propostas educativas. Nesse sentido, o conhecimento científico pode ganhar nova definição, facilitando uma ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem, tornando-se mais expressivo tanto para o professor quanto para o aluno. Tendo em vista que, de modo geral, os professores dos anos iniciais são formados em cursos de pedagogia, e que o curso oferecido pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), da Universidade Federal de Uberlândia, tem clara orientação baseada nas ideias de Paulo Freire, nos interessamos em investigar como um grupo de pedagogas, recém-formadas sob essa perspectiva, associam ideias freireanas ao ensino de ciências. Para isso, realizamos encontros periódicos, pautados em discussões estimuladoras de reflexão sobre a prática educativa e analisamos tanto o planejamento elaborado quanto a aula correspondente ao plano. Os resultados que mais se destacam em nossa pesquisa são: i) a percepção das professoras participantes sobre uma perspectiva mais progressista do ensino de ciências nos anos iniciais; ii) a conquista de uma atitude mais reflexiva, responsável e autônoma sobre o ensino de ciências e iii) a compreensão sobre a importância do ensino de ciências para o desenvolvimento intelectual, afetivo, social e político dos alunos.