O ensino da Química na educação superior: uma aprendizagem contextualizada e prática (Estudo de Caso)

BOGISCH, Maria Inês Pinto
O ensino da Química na educação superior: uma aprendizagem contextualizada e prática (Estudo de Caso)
Curitiba/PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Educação, 2001. 109p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Roberto de Carvalho Alcantara).

Resumo Numa abordagem prática e contextualizada, o presente trabalho visou analisar quatro procedimentos pedagógicos: a) aula expositiva dialogada com apresentação de vídeo e discussão; b) aula expositiva dialogada com prática laboratorial e discussão; c) aula 2 expositiva dialogada; d) projeto de pesquisa de campo, apresentado em seminário. Durante a implementação dos procedimentos, utilizou-se um ambiente de Aprendizagem Colaborativa via Internet, com o intuito de incrementar a motivação dos estudantes e obter uma aprendizagem satisfatória. Os dados foram coletados através de uma entrevista, seis questionários e observações assistemáticas feitas em sala de aula com dezessete alunos de Engenharia Elétrica-Telecomunicações, 2º período da PUC-PR. Utilizou-se o ensino com pesquisa para realizar as modificações necessárias no programa de aprendizagem de Química durante a aplicação dos procedimentos pedagógicos adotados. O presente trabalho está estruturado da seguinte maneira: a introdução apresenta os aspectos gerais da pesquisa e os tópicos seguintes são: o problema de pesquisa, os objetivos, a justificativa e a metodologia adotada. No marco teórico, mostra-se a importância da Química desde a pré-história até a modernidade; as diversas correntes filosóficas que a influenciaram ao longo da história; o surgimento da química como ciência exata; o ensino de Ciências e de Química no Brasil, enfocando a sua importância na escola; a ação do docente tentando responder questões: "por que ensinar química?", "o que ensinar de química?" e "como ensinar química?” - a aprendizagem significativa como ocorre e as diversas variáveis que influenciam na motivação. Após a análise dos dados, os resultados denotaram que a motivação aumentou em função da abordagem contextualizada e prática. Nos resultados e discussões, apresentam-se as respostas dos diversos questionários aplicados, gráficos e tabelas que ilustram e comparam resultados. Além disso, fez-se uma discussão dos possíveis motivos que geraram tais respostas. Na conclusão, abordam-se as considerações finais sobre o assunto. O projeto aliado à pesquisa de campo e apresentado em seminário foi o procedimento pedagógico que mais aumentou a motivação e a aprendizagem. A prática laboratorial fez boa intermediação entre o cotidiano e a Química, enquanto a aula teórica foi considerada como um meio de obter conhecimentos novos e aprofundar conteúdos.