URQUIETA, Evelyn Soares
O ensino da Química e sua adequação metodológica
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 1991. 229p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carlos Alberto Andreucci).
|
Resumo |
Fundamenta um diagnóstico da realidade escolar do ensino de Química, ministrado no 2o grau, a partir de pesquisa feita em escolas oficiais e privadas da cidade de São Carlos-SP. Utiliza o “exame de campo” como abordagem metodológica, o qual possibilitou a configuração dos fundamentos que se encontram, implícita ou explicitamente, inseridos no cotidiano escolar. Apresenta os dados peculiares a cada classe, assim como os pontos contrastivos entre elas e o seu significado global. A resultante do esforço de penetrar e definir a natureza dos procedimentos presentes no dia-a-dia da sala de aula é o oferecimento de alguns subsídios para a compreensão dos principais aspectos manifestos no ensino de Química ministrado no 2o grau, e a apresentação de alternativa de fundamentação para as mudanças metodológicas nesse ensino.
|