O ENSINO DA FUNÇÃO ORGÂNICA AMINA POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO EM UM ENFOQUE CTS

RAMOS, Elaine da Silva
O ENSINO DA FUNÇÃO ORGÂNICA AMINA POR MEIO DE UM JOGO DIDÁTICO EM UM ENFOQUE CTS
Ponta Grossa/PR, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, UTFPR, 2013. 152p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosemari Monteiro).

Resumo Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para o ensino da função orgânica amina em um enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e suas principais contribuições. O trabalho foi realizado com 50 alunos do terceiro ano do ensino médio matutino de um colégio da rede estadual de ensino de Ponta Grossa. A abordagem metodológica utilizada foi a quantitativa e de avaliação. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento principal o questionário com questões abertas e fechadas. Mas com o objetivo de ampliar a coleta de dados utilizaram-se anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. As atividades totais realizadas foram divididas em 15 momentos, nos quais se buscou estabelecer as relações sociais da ciência e da tecnologia. Os principais resultados evidenciaram que inicialmente eles não possuíam conhecimento sobre essa função e suas implicações sociais. Foi possível perceber que a utilização do jogo proposto neste estudo estimulou a curiosidade e a aprendizagem dos alunos, evidenciando-o como estratégia para o ensino e o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. Em relação às concepções sobre ciência e tecnologia percebeu-se pelo estudo que, a maioria deles ainda continua com a visão linear da ciência, porém eles se tornaram mais reflexivos em relação as suas implicações sociais.