BASTOS, Tâmara Moraes
O ensino contextualizado de Química e a busca de uma aprendizagem significativa
Maceió/AL, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Educação, 2003. 130p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lenilda Australino).
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Resumo |
Um dos objetivos precípuos que perseguimos nesta pesquisa foi o de desenvolver um Ensino de Química voltado para a contextualização de conteúdos, com o fim de gerar uma maior motivação e envolvimento dos alunos durante as aulas e, com isso, promover meios para ensejar uma aprendizagem significativa no ensino desta ciência. O motivo que nos impulsionou para a realização deste trabalho foi o fato de percebermos o grande desinteresse dos alunos durante as aulas. Uma das razões desse desinteresse pode ser a maneira como o ensino de química ainda é desenvolvido nas escolas, onde o aluno é forçado a memorizar uma grande quantidade de conceitos, os quais são, muitas vezes, tratados de forma descontextualizada, valorizando uma aprendizagem puramente mecânica. Neste trabalho, foi desenvolvida uma metodologia de ensino onde os conteúdos de química foram tratados de maneira inter-relacionada com temas vindos da realidade do aluno. As atividades educativas foram trabalhadas de forma dinâmica e com utilização de materiais didáticos diferenciados. A pesquisa fundamentou-se no conceito da "aprendizagem significativa" estabelecida por Ausubel e em aspectos que embasam um ensino construtivista, o qual se baseia numa perspectiva interacionista. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada uma metodologia com base em uma análise qualitativa do tipo pesquisa-ação, a qual teve como instrumentos de investigação, a observação direta e participante, entrevista semi-estruturada e questionários. Foram investigados 40 alunos que cursavam o 2º ano do ensino médio em uma escola pertencente à rede pública federal de ensino. Os resultados da pesquisa mostraram que, mediante a metodologia utilizada, os alunos se tornaram muito mais envolvidos e participantes durante as aulas, além de demonstrarem que passaram a perceber muito mais relações existentes entre os conteúdos químicos estudados e conceitos conhecidos e relevantes.
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