O enfoque interdisciplinar dos problemas ambientais contemporâneos e o ensino de Química: um quadro a partir de livros didáticos do Ensino Médio

SIQUEIRA, Lilian
O enfoque interdisciplinar dos problemas ambientais contemporâneos e o ensino de Química: um quadro a partir de livros didáticos do Ensino Médio
/SP, Universidade São Marcos, UNIMARCO, 2008. 118p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: João Luiz Pegorado).

Resumo O presente trabalho discute os problemas ambientais, especialmente os referentes à poluição atmosférica gerada por diversos combustíveis, à contaminação de rios e lagos, à chuva ácida, ao efeito estufa e à destruição da camada de ozônio, sob o enfoque da educação ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais trabalham com essas possibilidades e sugerem a integração das diversas área envolvidas, em regime de interdisciplinaridade. A análise partiu do exame dos livros didáticos de Química, para o Ensino Médio, abrindo caminhos para trabalhos de ordem interdisciplinar, com integração de conhecimentos de outras áreas. A análise revelou ainda um direcionamento em torno dos programas e questões de vestibulares, ficando patente a influência que as instituições de cursos superiores podem ter na determinação do quadro conceitual e modelos de atividades desenvolvidos no Ensino Médio. Quanto à Educação Ambiental, é preciso produzir propostas capazes de gerar interligação entre as disciplinas, com concepções integradoras nas ações educativas voltadas ao quadro conceitual, revelando que os potenciais indícios ainda parecem ser bastante limitados.