SÁ, Marilde Beatriz Zorzi
O enfoque ciência, tecnologia e sociedade nos textos sobre radioatividade e energia nuclear nos livros didáticos de química
Maringá/PR, Universidade Estadual de Maringá, UEM, 2006. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ourides Santin Filho).
|
Resumo |
O presente trabalho objetivou a análise do tema Radioatividade em livros didáticos de Química, com o intuito de verificar se estes contemplam em sua abordagem as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), uma tendência forte na educação atual. Para tal, foram contatados professores de escolas públicas de Maringá, para a verificação dos livros mais utilizados por eles em sua prática docente. Cinco das obras mais citadas, perfazendo cerca de noventa e cinco por cento de citações, foram analisadas dentro de quesitos estabelecidos. Tais quesitos foram elaborados com base nas recomendações do Programa Nacional do Livro Didático e do Programa Nacional do Livro do Ensino Médio, além das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os quesitos de análise foram divididos em dois grandes grupos, um que se refere à estrutura geral da obra e outro, que se refere às relações CTS. Estes dois grupos receberam uma subdivisão que contempla a análise dos textos, das atividades e das ilustrações. Pôde-se perceber que normalmente os textos que aparecem nos livros utilizam uma linguagem clara e adequada à faixa etária a que se propõem e que apresentam uma forma seqüencial relativamente boa. As informações referentes ao assunto, no que diz respeito a aspectos técnicos, estão em quantidade suficiente porém, no que se refere aos aspectos de uso cotidiano, de aplicabilidade, de curiosidades, bem como as questões ambientais, as informações acabam sendo insuficientes. Quanto às relações CTS, em todos os livros não se encontrou uma preocupação em se trabalhá-las. Os livros não procuram despertar no aluno uma postura de respeito ao meio ambiente e às pessoas. Não são debatidos os riscos ambientais nem os acidentes já ocorridos. Não se convida ao debate acerca das reais necessidades de implantação de usina s nucleares no Brasil. A ausência de todas essas discussões limita a possibilidade de se desenvolver uma consciência critica por parte do aluno acerca do uso da energia nuclear. Leituras complementares e atividades em equipe não são sugeridas, o que permite concluir que realmente as relações CTS não estão dos nas obras de um modo geral. No que se refere às ilustrações, em sua maioria estão de acordo com os textos que acompanham, salvo algumas poucas exceções. Ao final da análise as obras didáticas, são feitas sugestões de reestruturação de forma e conteúdo, com a intenção de deixá-las mais adequadas para uso do aluno, mesmo quando o professor não se faz presente sociedade.
|