Resumo |
Nesta tese de doutorado realizamos um estudo de caso no âmbito da formação de professores de Química. Nosso propósito maior é o diagnóstico sobre a adequação do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS (CLQ) às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e aos aportes teóricos das pesquisas da área, frente à reformulação curricular ocorrida em 2005. Neste contexto, consideramos como pergunta central de nossa investigação: Quais as formas de contribuição da atual organização institucional, curricular e metodológica do CLQ para o desenvolvimento profissional dos futuros professores de Química? Para atingirmos nossos objetivos, buscamos pormenorizar como o sistema educacional em questão se estabelece na forma de um Curso de Licenciatura em Química e como este sistema chega efetivamente às salas de aula e aos licenciandos da primeira turma que cursou a matriz curricular analisada, tanto em termos de planejamentos como em ações concretas. Enfim, realizamos uma análise sistemática, triangulando dados oriundos da análise documental da legislação que normatiza o Ensino Superior e do Projeto Pedagógico do CLQ, com as avaliações coletadas nas produções textuais dos licenciandos, e com os questionários aplicados com licenciandos e docentes do CLQ, sobre os procedimentos didáticos utilizados nas disciplinas Específicas, Articuladoras e Pedagógicas que compõem a atual organização curricular. Num segundo momento, empreendemos um estudo específico sobre as formas de contribuição das práticas formativas vivenciadas nos Estágios Supervisionados, para o processo de desenvolvimento profissional dos licenciandos. Para este fim, acompanhamos e gravamos em áudio as aulas vivenciadas pelos licenciandos nos dois semestres de 2009, buscando analisar como os professores formadores dos estágios conduziram as atividades, frente às preocupações e conflitos relatados pelos licenciandos, sobre suas primeiras experiências com o ensino de Química. Além disso, buscamos identificar as concepções epistemológicas e os modelos didáticos utilizados por dois licenciandos em suas produções acadêmicas, e nas práticas docentes empreendidas nas Escolas de Educação Básica, durante os Estágios Supervisionados. Com esta análise, também visamos verificar os efeitos do modelo formativo vivenciado e das concepções epistemológicas dos licenciandos em sua prática docente. Frente à amplitude do tema de pesquisa, procuramos dialogar com vertentes teóricas oriundas de diversos campos de investigação, buscando integrá-las. Alicerçamos nossas análises nas contribuições teóricas de Goodson (1997), Popkewitz (1994, 1995), Imbernón (2009), Nóvoa (1995, 2008), Villega-Reimers (2003), Carvalho e Gil-Pérez (2006), Echeverria (2010), Maldaner (2002), Schnetzler (2002, 2010), Zanon (2003), Kagan (1992), Beach e Pearson (1998), Fuller (1969), Harres (1999), Tardif (2000, 2007), Porlán e Rivero (1998), etc. Com os resultados desta investigação, verificamos que os princípios da reforma curricular orientada pelas DCN foram atendidos em parte. Dentre os pontos atingidos, destacamos a considerável carga horária direcionada aos distintos componentes curriculares, a inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso e a presença das disciplinas Articuladoras que relacionam os conhecimentos pedagógicos e os específicos da Química. Entretanto, na atual organização curricular as disciplinas de conhecimentos específicos da Química não contemplam os princípios do desenvolvimento de competências, da simetria invertida e da pesquisa sobre as rotinas docentes em ambiente escolar, como elementos essenciais na formação dos licenciandos. Diante deste contexto, mesmo que o CLQ possua identidade própria, por apresentar um conjunto de disciplinas e atividades formativas que contribua significativamente para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários à formação do professor de Química, verificamos a modesta adequação da atual matriz curricular aos princípios das DCN. Estabelecemos esta crítica, principalmente, por que a dimensão prática não permeia as distintas disciplinas que compõem o currículo, apenas nas Articuladoras e Pedagógicas, através de estudos teóricos sobre o ambiente escolar, ou de pontuais observações em salas de aula da Educação Básica. Além disso, a vivência do papel de professor de Química em ambiente escolar ocorre apenas nos Estágios Supervisionados, que são oferecidos no final do Curso. Contudo, verificamos que mesmo frente a algumas inadequações do CLQ às DCN, a maioria dos licenciandos que acompanhamos evoluiu em seu processo de desenvolvimento profissional, com o apoio de atividades que oportunizaram a reflexão sistemática entre as teorias de ensino e aprendizagem, o conjunto de concepções epistemológicas dos licenciandos e os conflitos encontrados por eles nos períodos de observação e regência de classe em contexto escolar.
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