MAINIER, Fernando Benedicto
O conhecimento da eletroquímica industrial e sua interação no processo educativo visando estabelecer conceitos nos processos industriais e no meio ambiente
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Educação, 1999. 249p. Tese de Doutorado. (Orientador: Tarso Bonilha Mazzotti).
|
Resumo |
A eletroquímica é uma ciência com grande espectro e aplicações na maioria dos segmentos industriais. Estas aplicações contemplam sensores, controladores, proteção anticorrosiva, tecnologias de superfície, geração de energia, obtenção eletrolítica de materiais e substâncias químicas, reciclagem e tratamento de efluentes. Este trabalho consiste na tentativa de associar e integrar duas ciências, a Eletroquímica Industrial e a Educação, no sentido de desenvolver uma nova abordagem técnico-científica, que venha contemplar as idéias geradas e as experiências adquiridas no ensino e na pesquisa dos processos industriais eletroquímicos. Objetivou-se a criação de uma disciplina, a Eletroquímica Industrial, vetor de ensino, baseada na formação histórica dos princípios eletroquímicos, na amplitude e na aplicação dos diversos produtos da indústria eletroquímica e também nos experimentos laboratoriais. O processo de construção do conhecimento converge na formação da consciência técnica crítica em eletroquímica, na elaboração de tecnologias limpas, e conseqüentemente, na preservação ambiental. Finalmente, conclui-se que a eletroquímica será a técnica do próximo milênio, tanto na produção de metais, produtos inorgânicos e orgânicos, quanto no tratamento de efluentes industriais.
|