BRITO, Sérgio Luiz
O computador como meio de comunicação pedagógica no ensino de química: concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de um ambiente multimediatizado para apoiar o estudo de cálculos estequiométricos
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, Educação, 2000. 236p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Gilberto Lacerda dos Santos).
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Resumo |
É unânime entre educadores que o ensino de Química tem sido ineficaz, fato este verificado nos temas apresentados em encontros nacionais de Química, ora por meio dos depoimentos informais dos profissionais da área. Considerado, via regra, improdutivo, atendendo quase que exclusivamente à necessidade de aprovação no vestibular é totalmente desvinculado da realidade do aluno, o ensino de Química tem se caracterizado como sendo um processo visando apenas um acúmulo arbitrário de conhecimentos. Tendo em vista que pesquisas atuais enfatizam que o uso do computador em sala de aula pode alterar positivamente o processo de ensino-aprendizagem, avançamos, no contexto desta pesquisa, na concepção e no desenvolvimento de um ambiente multimediatizado, suscetível de promover "aprendizagens significativas" em Química, isto é, conectadas com os conhecimentos já adquiridos ou pré-existentes, cognitivamente ricas e estimulantes, pertinentes e transferíveis. Para avançar no desenvolvimento do ambiente, adotamos como ponto de partida elaboração e a validação, por professores de Química, de um mapa conceitual sobre cálculos estequiométricos. A partir deste mapa, identificamos várias unidades de conteúdo correspondendo aos conceitos interrelacionados e identificamos atitudes didáticas específicas para sua abordagem. Algumas atitudes didáticas conduziram ao uso do computador, enquanto outras ao trabalho com livros didáticos, à utlização do laboratório ou ainda à intervenção direta do professor. Foi justamente essa interação entre diferentes meios de comunicação pedagógica que caracterizou o ambiente educativo multimediatizado e o direcionou para promover a construção de conhecimentos. Uma vez experimentado junto a um grupo de estudantes de ensino médio, o ambiente multimediatizado nos levou a ponderar sobre a pertinência de situações educativas onde permeiam a interação, a motivação e uma atenção especial às expectativas do aluno. Considerar tais expectativas e procurar entender como a aprendizagem ocorre são fatores que contribuirão muito para atingirmos melhorias no processo educativo.
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