O COMPROMISSO FORMATIVO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA : DAS CONCEPÇÕES ÀS ABORDAGENS DO ERRO

GALVÃO, Elaine Cristina
O COMPROMISSO FORMATIVO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA : DAS CONCEPÇÕES ÀS ABORDAGENS DO ERRO
Londrina/PR, Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Nadia Aparecida de Souza).

Resumo Estudos apontam que no ensino de química vigora prática fundamentada no modelo pedagógico diretivo, a encaminhar a avaliação da aprendizagem para a verificação da capacidade do aluno de memorizar e reproduzir informações. Todavia, recolher dados da aprendizagem, tendo em vista empreender ações regulatórias que ajudem o aluno a aprender mais e melhor, vem, gradativamente, ganhando espaço nas salas de aula. Neste trabalho, a investigação acerca de como se concretiza a avaliação da aprendizagem em química e das estratégias de ensino utilizadas pelas professoras diante dos erros dos alunos, revelou olhares menos centrados nos resultados da avaliação e uma nova postura frente ao erro. A pesquisa qualitativa teve por objetivo mapear e analisar práticas avaliativas marcadas pelo compromisso formativo, detendo-se nas relações possíveis de serem estabelecidas entre elas e na maneira de abordagem do erro, entre professores de química. Foram eleitas três professoras atuantes em diferentes instituições de ensino da Rede Pública Estadual do Município de Londrina-PR, aquelas que primeiro aceitaram, quando consultadas, participar da pesquisa. Os dados, recolhidos por meio de observação e entrevista semiestruturada, foram analisados à luz da análise de conteúdo temática, a qual permitiu estabelecer, pelo entrelaçamento das revelações da prática e dos relatos, as unidades de análise. O confronto entre os achados indicou ações compromissadas com o ensino e a aprendizagem. As análises pautaram-se em amplo referencial teórico, composto - de um modo geral - sob a perspectiva sócio-cognitiva. Constatou-se que as professoras realizam práticas avaliativas formativas, intentando conhecer a estratégia empreendida pelo aluno para, pela recomposição do ensino, auxiliá-lo a avançar no processo de construção do conhecimento, bem como, que o erro passou a ser compreendido como um elemento essencial no processo de ensino e aprendizagem, sendo fonte de reflexões e de descobertas.