O caminho da interdisciplinaridade no ensino técnico: a disciplina de química orgânica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - Unidade Rio de Janeiro

LIMA, Frederico Ricardo de Medeiros
O caminho da interdisciplinaridade no ensino técnico: a disciplina de química orgânica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - Unidade Rio de Janeiro
Rio de Janeiro/RJ, CEFETQ-Nilópolis, CEFETQ-Nilópolis, Tecnologia, 2001. 95p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso).

Resumo Focalizando a disciplina de Química Orgânica dos cursos oferecidos pelo CEFETEQ-Unidade Maracanã, procuramos analisar nesse trabalho a pertinência do uso de uma visão interdisciplinar no ensino técnico. Depois de sinalizar os diversos momentos e mudanças que a disciplina sofreu desde a criação da instituição, analisamos, através de um roteiro de questões, a fala de alguns professores de diversas disciplinas a respeito do conceito de interdisciplinaridade, a pertinência do seu atual programa, que apresenta um perfil interdisciplinar assim como suas atuais dificuldades de aplicação. Fundamentamos esse trabalho nas idéias de Edgar Morin sobre a complexidade.