O Blog Como Ferramenta Pedagógica No Ensino De Química

SOUSA, Carlos Alberto da Silva
O Blog Como Ferramenta Pedagógica No Ensino De Química
Ceará/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Goretti de Vasconcelos Silva).

Resumo O blog foi utilizado neste trabalho como ferramenta didática no ensino médio na modalidade regular presencial notadamente nos conhecimentos de Química. Para tanto fez-se uma breve contextualização legal e histórica da educação brasileira e das novas tecnologias no intuito de perceber a morosidade da efetivação das mudanças das práticas educativas e em seguida um estudo de caso numa escola pública da periferia de Fortaleza, capital do estado do Ceará, que pertence à rede estadual de ensino, funcionando com ensino médio. Inicialmente construiu-se um blog para cada turma com acesso privativo aos atores envolvidos seguindo-se com o cadastramento dos alunos. Desenvolveu-se ações com os mesmos no laboratório de informática dentro de um projeto “As biografias e o ensino de Química” durante os dois primeiros bimestres do ano letivo de 2010. Ao final do projeto aplicou-se um questionário a todos os alunos do ensino médio dos turnos manhã e tarde presentes em determinado dia letivo, em anexo, e efetuou-se um análise quantitativa destes dados para a tabulação e construção dos gráficos respectivos o que permitiu traçar um perfil dos alunos com relação ao acesso a computadores e internet nos focos contemplados pelo questionário. A observação nos momentos do laboratório de informática bem como as postagens nos blog permitiu detectar-se os alunos com mais afinidade com esta ferramenta o qual serviu de critério de escolha para participação de aulas de Química, especificamente sobre Ácidos e Bases, em outra etapa desta pesquisa. No curso foram trabalhados conhecimentos que pudessem ser desenvolvidos, sem prejuízo na aprendizagem, por alunos de qualquer um das séries do ensino médio. Para avaliar a aprendizagem foi aplicado um mesmo questionário em três momentos diferentes: no início, ao final e uma semana após o término do curso gerando dados que foram também analisados por tabelas e gráficos. Turmas controle foram submetidas à mesma sistemática avaliativa. A implementação do blog como ferramenta pedagógica no ensino de Química nos cursos presenciais regulares da educação básica possibilita desenvolver habilidades e competências diferenciadas e úteis no mundo atual. Os alunos que desenvolveram suas atividades letivas com o uso de blog tiveram progresso no processo de apropriação do conhecimento de modo constante e permanente mesmo posterior ao encerramento das aulas.