O átomo em foco : entendendo sua teoria a partir de uma situação de ensino

BEZERRA, Andrea do Amaral Carvalho
O átomo em foco : entendendo sua teoria a partir de uma situação de ensino
SÃO CARLOS/SP, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, UFSCar, 2017. 78p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon).

Resumo A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de elaborar uma situação de ensino que facilite o entendimento pelos alunos sobre a construção da teoria do átomo e, ainda, analisar as compreensões promovidas e as dificuldades identificadas. O lócus da pesquisa foi em uma escola estadual distrital do interior do Estado de São Paulo onde a professora pesquisadora leciona junto a alunos da 2ª série do Ensino Médio. Foram desenvolvidas e executadas sete atividades nas quais foram priorizadas a participação ativa e efetiva do aluno, explicitando os diferentes modelos atômicos, com os devidos cuidados, visando promover as rupturas necessárias para a aprendizagem e desconstruir a ideia de que o átomo foi descoberto e então estudado, mostrando que, sua teoria foi construída. As atividades foram realizadas individualmente e/ou em duplas, de acordo com seus objetivos. A cada etapa realizada identificamos que diferentes compreensões foram promovidas e dificuldades apresentadas. Os instrumentos utilizados para a análise dos dados foram: a unitarização onde todos os fragmentos das respostas encontradas nas atividades foram observados; a constituição das unidades de significado que posteriormente foram agrupadas segundo suas semelhanças. Para finalizar foi realizada a etapa de comunicação onde se elaboram os textos descritivos e interpretativos acerca das categorias temáticas. A todo o momento buscamos articular os resultados com a literatura que aponta a importância de fatores como a participação ativa e o desenvolvimento de atividades de cooperação para a aprendizagem. A professora pesquisadora desenvolveu diferentes funções em cada etapa, sendo em algumas vezes articuladora, explicitando as atividades que deveriam ser realizadas pelos alunos e, em outras, fazendo apontamentos conceituais e promovendo debates, sempre com o intuito de analisar os avanços durante o processo. Dentre as implicações ou contribuições desta pesquisa para a área podemos destacar a importância de o professor estar atento ao “desenho” de uma proposta didática que leve em consideração a participação ativa dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem de conteúdos, sejam eles conceituais, atitudinais ou procedimentais. A proposta sugerida e analisada neste trabalho evidenciou seu potencial para o estudo do conceito de átomo.
Nível EM
URL https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9647