SALES, RICARDO GONZAGA
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E SUA INCORPORAÇÃO NA UFMT: EM FOCO OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Cuiabá/MT, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, UFMT, 2017. 81p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: IRENE CRISTINA DE MELLO).
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Resumo |
A influência das tecnologias digitais está em franca expansão e representa uma necessidade nas mais variadas tarefas do cotidiano, bem como na aquisição de informações e aprendizagem de muitos indivíduos. Diante dessa necessidade, as instituições de ensino têm gradativamente incorporado as tecnologias em suas práticas educativas, aspirando à melhoria e evolução de suas ações pedagógicas. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) mostram-se bastante eficientes com possibilidades de interação, interatividade e adaptação aos mais distintos contextos, propósitos e níveis educacionais. Nesse sentido, ao vislumbrar a necessidade do conhecimento, aprendizado e utilização dessa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito educacional, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) propôs um curso de capacitação aos docentes da instituição, oportunizando agregar conhecimento para o uso do AVA, de forma que essa plataforma possa ser incorporada em sua prática pedagógica. Face ao exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a incorporação do AVA Moodle nos cursos de Ciências Biológicas da UFMT, campus Cuiabá, bem como os principais fatores que interferem, limitam ou facilitam a utilização desses ambientes virtuais nas atividades pedagógicas dos docentes destes cursos. Em termos metodológicos, utilizamos o estudo de caso com abordagem qualitativa e para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática em tela. Realizamos uma revisão sistemática da literatura com pesquisas sobre a utilização do Moodle como apoio ao ensino presencial da educação superior. Na produção dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada em conjunto com um questionário para levantamento do perfil do docente participante da pesquisa. Para análise dos dados foram criadas categorias que englobam a infraestrutura da instituição, o perfil, a capacitação e o conhecimento em AVA dos docentes. Os resultados demonstram que os docentes participantes do estudo possuem formação em nível de doutorado ou mestrado em suas respectivas áreas de formação e percebem as várias possibilidades de uso do AVA Moodle nas atividades didáticas pedagógicas, contudo, essas ainda não foram implementadas nos cursos. Apesar disso, apresentam uma postura favorável à continuidade do processo de formação para o uso da plataforma ao considerar que o curso de capacitação deu subsídios básicos e iniciais sobre essa tecnologia. Há necessidade de melhoria da infraestrutura de rede (internet) e avanço nos processos de capacitação em práticas pedagógicas na plataforma.
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