SILVA, Eliana Eduardo da
O ambiente como contexto para o ensino das transformações químicas
São Carlos/, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2011. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Clelia Mara de Paula Marques).
|
Resumo |
Diante das dificuldades enfrentadas no processo ensino-aprendizagem da Química na atualidade, em que os conteúdos abordados em sala de aula estão muitas vezes desconectados do cotidiano dos estudantes, este trabalho buscou investigar a contribuição de atividades problematizadoras no ensino das transformações químicas baseada na proposta CTS. Para tanto, foram empregadas questões sociocientíficas relacionadas à água como tema para a contextualização do ensino das transformações químicas, baseando-se na abordagem CTS. Foram propostas e estudadas várias alternativas didáticas diferentes para auxiliar na melhoria da aprendizagem dos conhecimentos químicos, por meio de uma pesquisa qualitativa. Os alunos de duas segundas séries do Ensino Médio, da ETEC Prof. Alcídio de Souza Prado tiveram aulas dialogadas baseadas nas discussões de artigos da revista Química Nova na Escola, participaram de duas atividades experimentais (tratamento de água e a produção de sabão caseiro) finalizada por meio da apresentação de situações-problema em forma de um Jornal do Meio Ambiente. As análises dos dados permitiram observar que a interação dos alunos com os assuntos tratados através das metodologias propostas permitiram a participação dos estudantes, tornando este trabalho das aulas dialogadas, das leituras dos artigos da QNESC, as aulas experimentais e do jornal os facilitadores para o entendimento dos conteúdos abordados por meio da contextualização ambiental. Foi possível observar a possibilidade da alfabetização científica dos alunos através do desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, as quais ofereceram oportunidades de que os discentes reconheçam a Ciência como uma atividade humana.
|