Natureza da ciência e formação de professores de química uma experiência de sala de aula

PEIXOTO, Hebe Ribeiro da Cruz.
Natureza da ciência e formação de professores de química uma experiência de sala de aula
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2003. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).

Resumo Nesta pesquisa em ação analisadas e discutidas mudanças conceituais envolvendo idéias sobre Natureza da Ciência de 16 licenciando em Química. O termo "Natureza da Ciência"engloba idéias e questões com raízes nos campos da História, da Sociologia, da Psicologia e da Filosofia, que tentam investigar, descrever e explicar como se faz Ciência e cmo se produz conhecimento (McComas et all, 2000; Vazquez Alonso e Massanero Mas, 1999; Ledermann, Wade e Bell 2000). Acredita-se que conhecimentos e reflexões sobre Natureza da Ciência podem permitir que aprendizes internalizem aspectos do pensamento científico, e que desenvolvam atitudes mais consistentes com estes em suas vidas diárias. Embora não haja consenso a respeito de como o conhecimento científico é obtido, optou-se por discutir com os alunos-professores alumas visões recomendadas por oito instrumentos normativos internacionais (McComas, 2000), tais como a da não existência de um único método científico, a de se que modelos científicos são criações humanas, a de que observações são influenciadas pela ecologia conceitual dos indivíduos (Thulmin, 1977), e a de que Ciência e Tecnologia se influenciam mutuamente. Para tal foram realizadas várias atividades: estudo de caso histórico, atividades lúdicas, atividades químicas experimentais, análises de situações do ensino de Química, leituras de textos sobre métodos científicos, análise de concepções filosóficas de como conhecimento científico é obtido, e exercícios de matacognição. As atividades foram escolhidas com a intenção de detectar e explicar as concepções de Ciência que os alunos já possuíam, de promover insatisfação com estas idéias, de apresentar novas idéias mais plausíveis e profícuas, de promover metacognição. As atividades foram selecionadas levandose em conta sua inteligibilidade com a intenção de incentivar o envolvimento e a participação ativa dos alunos-professores, e de permitir mudanças conceituais profundas. (Posner et all 1982). A maior parte dos licenciados apresentou algumas mudanças conceituais profundas em suas concepções de Ciência. Não se pode garantir porém que estas mudanças irão influir em suas ações docentes.