NARRATIVAS DOCENTES EM DIÁLOGO COM A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA : PRÁTICAS CURRICULARES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PAULÍNIA/SP

SILVA, Carlos Augusto da
NARRATIVAS DOCENTES EM DIÁLOGO COM A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA : PRÁTICAS CURRICULARES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PAULÍNIA/SP
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa).

Resumo Este trabalho investiga maneiras de compreensão da noção de contextualização no ensino, presente em documentos curriculares oficiais destinados ao Ensino Médio, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000). A partir do modelo interpretativo do ciclo de políticas de Stephen Ball, são focalizados o contexto de influência, o contexto de produção de textos e o contexto de prática, buscou-se indícios de permeabilidades discursivas acerca da contextualização no ensino de química. A pesquisa está focada nas narrativas de sete professores de química, que exercem a docência num contexto específico que é a rede pública de escolas de Paulínia - SP. Essa cidade é conhecida como um importante polo petroquímico e que abriga também um conjunto de indústrias químicas, o que justificaria uma contextualização no ensino de Química voltada para tal cultura. As entrevistas foram tratadas do ponto de vista metodológico, tendo como referência o conceito de narrativa presente na obra de W. Benjamin. Como resultados, constata-se que a contextualização no ensino se dá num espectro de significações que abrange desde o seu entendimento como vivência cotidiana até como preparação para o mundo do trabalho. Percebeu-se também dificuldades na penetração do discurso da contextualização nas práticas curriculares expressas. Como conclusão, é possível depreender as dificuldades vivenciadas por esses professores que, mesmo percebendo o contexto significativo e importante da cultura local, não conseguem articulá-lo às suas práticas.