GRESCZYSCZYN, Marcella Cristyanne Comar
Múltiplas representações para o ensino de química orgânica: uso do infográfico como meio de busca de aplicativos
Londrina/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017. 101p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Paulo Sérgio de Camargo Filho).
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Resumo |
O ensino de Química tem sido motivo de muitas discussões em torno de abordagens teóricas e metodológicas que ofereçam melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. As discussões incluem o uso das novas tecnologias aplicadas ao contexto escolar para auxilio a esse processo, uma vez que os alunos já inseridos nesse mundo desde muito pequenos possuem contato com essas ferramentas facilitando o trabalho do professor. Assim, a presente pesquisa tem por objetivos pesquisar os recursos digitais, mais especificamente os aplicativos ás aulas de Química Orgânica, como proposta a contextualizar o ensino e inserir tecnologias acessíveis aos alunos que os ajudem na compreensão dessa ciência, para isso a proposta é o uso de um infográfico como facilitador na busca dos apps, e a integração desses às aulas de Química de acordo com uma classificação dos grupos pesquisados; assim como análise dos aplicativos apresentados por cada participante dos grupos a partir do infográfico, frente aos papéis desempenhados pelas Múltiplas Representações. Os fundamentos teóricos que nortearam a pesquisa se basearam em Múltiplas Representações que aborda os diferentes modos de representação sob várias ópticas dos autores Keig e Rubba (1993) e Kozma e Russel (1997), Ainsworth (1999), Prain e Waldrip (2006), e Blown e Bryce (2010) que culminam em a uma mesma definição; Affordances que é o propiciamento que um objeto causa no sujeito usuário de acordo com os estudos de Gibson (1979), e a integração entre eles, e as ferramentas digitais para o ensino tratada por Hlynka e Jacobsen (2009). Para a realização do estudo, utilizamos os tipos de pesquisa, quanto aos seus objetivos é descritiva, bibliográfica para procedimentos técnicos, para método científico foi utilizado o método fenomenológico, de acordo com sua natureza é aplicada, com uma abordagem quantitativa, qualitativa e analítica. Os participantes do estudo foram doze professores, sendo três estudantes de licenciatura, três professores em início de carreira, três em meio de carreira e três em final de carreira atuantes no Ensino Médio da rede pública e, do Ensino Superior privado da cidade de Arapongas, Paraná. Os resultados detectaram a existência de certa fragilidade por parte de determinado grupo de professores com a integração do recurso digital à aula, assim como também mostraram que o infográfico produzido oferece um auxílio na busca de aplicativos para o Ensino de Química Orgânica além de oferecer integração de tecnologias (aplicativos) com possibilidades de aprendizagem, se explorados apropriadamente pelo professor. A integração dessas ferramentas maximiza a aquisição de habilidades e competências na Química, permitindo que os alunos tenham contato com contextos multirrepresentacionais auxiliando na criação de um ambiente produtivo.
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