SOUZA, Dirceu Donizetti Dias de
MULTIMODALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA DE QUÍMICA: CARACTERIZANDO A EVOLUÇÃO NA APRENDIZAGEM
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2013. Tese de Doutorado. (Orientador: Agnaldo Arroio).
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Resumo |
Esta é uma investigação em que essencialmente se propõe o uso da combinação de mediadores em complexidade crescente permitindo a prática de diferentes formas de linguagens, as quais explicitam padrões de aprendizagem de saberes sobre química. Dentre os mediadores estão os signos que, se organizando em palavras e expressões, adquirem significados, os quais permitem que fenômenos da Ciência da Natureza sejam circunscritos, compreendidos e trazidos para o mundo dos humanos na forma de tecnologias na perspectiva da melhoria da qualidade de vida. Estas tecnologias que se manifestam na forma de bens e serviços exigem respostas sociais vigorosas quanto ao seu grau de uso e manutenção que demandam mais do que apenas concordância ou discordância, requerem o uso da argumentação fundamentada, a qual encontra na escola seu mais fértil campo de desenvolvimento que não pode se olvidar de recorrer também às tecnologias para construir propostas que auxiliem jovens estudantes nesse percurso. Desse desafio surge a proposta da aprendizagem sobre Química mediada pela multimodalidade, termo a princípio genérico, mas que entendemos como a combinação entre modalidades de explicitação da aprendizagem por gêneros do discurso que circulem em meio impresso e não-impresso (audiovisual), utilizando a linguagem narrativa e expositiva contendo aspectos conceituais e matemáticos, derivados de atividades tais como experimentos, jogos, projetos, construção e operação de aparatos escolar-científicos, dentre outros, e com apoio das tecnologias da informação e comunicação. Nesta investigação o uso da aprendizagem multimodal se materializa ao longo dos dois últimos anos do Ensino Médio regular em ciclos de complexidade crescente em turmas diversas em uma escola pública. A produção dos estudantes ao final de cada estágio foi analisada e classificada na busca da obtenção de padrões da forma de pensamento e do nível de processamento da informação gráfica, bem como de possíveis restrições na resolução de problemas químicos.Os resultados sugerem que a aprendizagem mediada pela multimodalidade na perspectiva apresentada contribui para a evolução das formas de pensamento, bem como do nível de processamento da informação gráfica, entretanto quando da introdução de um novo gênero do discurso escrito, surgem inflexões na curva crescente de aprendizagem revelando dispersão de padrões, a qual indica a necessidade da intervenção do professor com ações de retomada de conceitos e revisão monitorada. As condições de produção e a cultura escolar se mostram como elementos externos com forte poder de restrição ao processo de aprendizagem.
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