MOURA, Nielsen de
Movimentos de escrita na educação a distância: um olhar para as práticas e hábitos de escrita na formação docente do curso de licenciatura em Química
JUIZ DE FORA/MG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, UFJF, 2017. 177p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cristhiane Carneiro Cunha Flôr).
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Resumo |
Este estudo enfatiza os movimentos de escrita a partir das suas práticas e hábitos na formação inicial do curso de licenciatura em Química – Modalidade a Distância – UFJF. Partindo da questão: quais as influências das disciplinas do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Modalidade a Distância – nos hábitos de escrita dos estudantes e como esses movimentos de escrita contribuem para sua formação docente? O objetivo do trabalho foi compreender os movimentos de escrita dos estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Modalidade a Distância – no contexto da questão apresentada. Utilizando-se do referencial teóricometodológico da Análise do Discurso de linha francesa, o estudo apresenta atividades de escrita desenvolvidas na plataforma Moodle, nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, das disciplinas de Estágio e Análise da Prática Pedagógica I e Organização do Currículo, que se distanciam da produção sistemática dos relatórios técnicos e da transparência da linguagem, possibilitando (re)pensar a escrita na formação inicial de professores de Química. Além das discussões envolvidas nas atividades, um questionário de pesquisa também foi proposto, com questões que versam sobre os hábitos de escrita ao longo da vida e do cotidiano escolar dos seis estudantes selecionados. Possibilitando traçar as condições de produção dos sujeitos da pesquisa. O estudo aponta que as disciplinas permitiram o contato com diferentes gêneros textuais, contrapondo-se ao modelo de escrita científica, abordada pelos relatórios técnicos, tão comuns no curso de Química. As atividades “Cotidiano escolar”, tratada na disciplina de Estágio e Análise da Prática I, e “A função social da escola e a participação social”, abordada na disciplina de Organização do Currículo, foram analisadas por meio de conceitos da Análise do Discurso de linha francesa como: memória discursiva, condições de produção, metáfora, interdiscurso e formação discursiva. O ato de criar um texto e se identificar como autor é ressaltado em trechos dos textos produzidos, nos quais, muitas vezes, o mecanismo da repetição ou cópia é deixado de lado e a criatividade se faz presente para expor conceitos ou observações. A dissertação aponta para a necessidade de se trabalhar com diferentes formas de escrita e gêneros textuais na formação inicial de professores, a fim de que estes possam chegar às escolas para possíveis mudanças na Educação Básica.
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