Modos de uso e o processo de apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do ensino fundamental

SILVA, Nilma Soares da
Modos de uso e o processo de apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do ensino fundamental
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2009. 231p. Tese de Doutorado. (Orientador: Orlando Gomes de Aguiar Junior).

Resumo Este trabalho relata uma pesquisa que investiga o uso e apropriação do conceito de elemento químico por estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, acompanhamos uma sala de aula do 8º ano do Ensino Fundamental na qual o professor desenvolve um trabalho comprometido com a construção de conceitos científicos mediada pelas interações discursivas. Adotamos, como referencial teórico, os trabalhos de Vygotsky sobre o processo de construção de conceitos científicos numa perspectiva históricocultural do desenvolvimento humano. Investigamos as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como forma de identificar o modo como os estudantes apropriam-se da linguagem típica do contexto em estudo, e, consequentemente internalizam gradativamente, em diferentes níveis, o conceito de elemento químico. Analisamos também as produções escritas dos estudantes com o objetivo de contrastar o entendimento dos estudantes acerca do conceito em estudo em outra forma de representação que é a linguagem escrita. Identificamos uma dinâmica discursiva que contribui para o processo de formação de conceitos e também avanços não só no uso do conceito de elemento químico como também dos conceitos de ciclo de materiais, átomo, molécula, substância, mistura e reação química, partes da rede de relações conceituais estabelecida na sequência de ensino acompanhada. Por outro lado, constatamos também problemas que se configuram no processo de formação do conceito e na permanência de uso indistinto de alguns desses conceitos. Cientes de que o conceito de elemento químico engloba dificuldades inerentes ao seu caráter abstrato, identificamos a contribuição do uso de uma abordagem que relaciona fenômeno, linguagem e representação através de modelos de partículas para um melhor entendimento desse conceito. Identificamos, ainda, a importância de uma intensificação no incentivo à escrita como uma importante ferramenta para a criação de um sistema conceitual coerente.